credito-ald-leasing-renting

Existem no mercado várias soluções de financiamento Automóvel, que prometem disponibilizar as melhores soluções de financiamento para lhe permitir adquirir o carro dos seus sonhos. As opções mais comuns para financiar a aquisição de um carro são o crédito automóvel, o leasing e o aluguer de longa duração (ALD). O ALD está contudo a cair em desuso, uma vez que tem praticamente as mesmas ofertas do leasing, o que a curto prazo pode fazer com que esta opção desapareça.

Um dos principais factores a ter em conta, na escolha de uma destas modalidades, está relacionado com a importância que se dá ou não a ser logo dono do carro e da garantia a dar ao banco.

O crédito automóvel é provavelmente a modalidade de financiamento automóvel mais usada em Portugal. As principais razões prendem se com a possibilidade de poder usar este produto financeiro, para aquisição de veículos novos ou usados. O automóvel passa logo para a propriedade do cliente, embora a grande maioria das instituições obriguem ao registo de uma reserva de propriedade.

No crédito automóvel, o banco fica à margem do negócio, limitando-se a emprestar o dinheiro. Já no caso do leasing e do ALD é a instituição bancaria que o adquire, arrendando-o depois ao cliente mediante uma mensalidade. O carro não fica logo em nome do consumidor, mas, no final do contrato, pode comprá-lo pelo valor residual estabelecido.

Entre estas duas modalidades, a principal diferença é que no ALD, o cliente está obrigado a comprar o veículo no final do contrato. Assim, com o ALD é feito um contrato de locação financeira, mas também um de promessa de compra e venda.

Atenção

No caso do leasing, o cliente não precisa de decidir logo se pretende ficar com o carro, podendo tomar essa decisão no final do contrato.

Tanto o Leasing como o ALD beneficiam de taxas de juro mais baixas, quando se compara com o crédito automóvel.

A maior vantagem destas modalidades em relação ao crédito automóvel é o facto de beneficiarem de taxas de juro mais baixas.

Interessa também estar atento aos prazos estipulados para os contratos, mas também a outras oportunidades e serviços que as instituições financeiras possam disponibilizar.

O ALD e o Leasing constituem as modalidades de financiamento automóvel mais adequadas para a aquisição de Viaturas Novas.

O Crédito com Reserva de Propriedade é a opção mais adequada para o financiamento automóvel de Viaturas Usadas.

Recomendo contudo a leitura dos artigos onde se explica com mais detalhe cada uma destas modalidades de financiamento automóvel: o crédito Automóvel ou as opções de Locação que englobam o Leasing e o Aluguer de Longa Duração (ALD).

 

Tags: , , ,