Os meses de maior frio estão aí, sendo importante começar a pensar nos pneus de inverno. Portugal não é dos países com o inverno mais rigoroso, mas o uso de pneus de inverno não se destina única e exclusivamente aos países com muita neve. Leia este artigo e fique a saber mais sobre este tipo de pneus.

O que são e para que servem os pneus de inverno?
Os pneus de inverno são pneus projetados para garantir uma maior segurança, estabilidade e aderência durante os meses de inverno. São especialmente concebidos para serem usados com temperaturas abaixo dos 7°C. Se pensar bem, essas temperaturas são muito comuns no interior do país, mesmo que não impliquem as regiões altas!

Durante o inverno, não é só de neve que falamos. As estradas ficam molhadas e as condições de condução são afetadas. Aquaplanagem e o gelo na estrada são consequências diretas da estação. A visibilidade, a travagem e a aderência à estrada são afetadas pela chuva e nevoeiro constantes.

Os pneus de inverno garantem uma maior aderência à estrada nessas condições. Mesmo com a estrada seca e temperaturas baixas, a goma de um pneu de inverno permite que a condução seja segura e a capacidade de travagem seja otimizada.

Estes pneus são diferentes dos pneus de verão. São pneus que têm mais lamelas e ranhuras mais profundas. Isso garante que o pneu adere melhor à estrada e que a travagem é segura e garantida, sem que o carro deslize ou lhe escape das mãos.

Um essencial para o seu veículo nos meses de inverno?
Este tipo de pneus é muitas vezes associado às regiões de neve. Contudo, mesmo sem neve, conduzir a temperaturas inferiores a 7°C sem pneus adaptados, é estar a condicionar em muito a aderência do seu veículo. Assim sendo, estes pneus são importantes mesmo que não viva num local com neve.

No entanto, equipar o seu veículo com pneus de inverno não é a totalidade do trabalho para esta estação! Para garantir que o seu veículo está pronto para enfrentar as temperaturas baixas, precisa de seguir mais alguns conselhos essenciais.

Antes dos meses mais frios (dezembro e janeiro), confirme o estado da sua bateria. Ter uma bateria carregada e em boas condições técnicas é essencial para garantir o aquecimento do motor a frio. O estado do alternador e do motor como um todo é também importante. Aproveite a chegada do frio para fazer uma revisão e manutenção no seu carro!

O anticongelante é um elemento essencial para o bom funcionamento do seu motor durante o inverno! Garanta que o líquido do radiador contem 50% de água e 50% de anticongelante. Medir a acidez (pH) do anticongelante também é muito importante.

Um líquido anticongelante com um pH demasiado elevado pode causar corrosão dos componentes de alumínio que entram em contato com ele. Para saber o melhor líquido, óleo e outros elementos importantes a ter em conta no seu motor, consulte uma empresa especializada. A oleo-do-motor.pt é um exemplo de uma empresa especializada em óleos de motor, líquidos de travão, anticongelantes e muito mais!