Produto com características semelhantes ao ALD mas, sem o compromisso de aquisição da viatura no fim do contrato. O Renting ou Aluguer Operacional de Viaturas (AOV) é uma solução de financiamento automóvel materializado num contrato de aluguer de viaturas com prestação de serviços associado, por um período e quilometragem pré-determinado, mediante o pagamento de uma renda.

Este contrato é exclusivo apenas para viaturas novas. Ao contrato de Renting está associado o compromisso da empresa fornecedora do serviço, do custo das manutenções da viatura. O renting é também uma solução flexível, permitindo alterações ao prazo, quilometragem e serviços, inicialmente contratados, sendo que a renda é proporcionalmente ajustada às alterações.

Com o Renting pode escolher qualquer viatura nova, ligeira de passageiros, mista ou comercial, até 3.500 kg de Peso Bruto, com lotação até 9 lugares e que esteja à venda em Portugal através dos concessionários oficiais das respectivas marcas. Pode ainda optar pela cor e extras que desejar, de acordo com o equipamento que a marca da viatura pretendida disponibilizar.

Constituindo-se como uma excelente alternativa, para quem não deseja assumir os riscos na compra e uso de uma viatura própria.

A duração do contrato pode ir de 1 a 4 anos.

É muito difícil comparar propostas de renting. O custo dos serviços varia em função da locadora e nem sempre são todos referidos.

O Renting pode incluir serviços como:

– Manutenção da Viatura;
– Gestão de Manutenção e Avarias;
– Substituição de Pneus;
– Apoio ao Condutor 24h /365 dias por ano;
– Seguros / Gestão Sinistros;
– Gestão Impostos;
– Gestão de Inspecção Periódica Obrigatória (IPO);
– Informação de Gestão da Viatura, Consultoria Geral;
– Viatura de substituição
– Cartão de combustível.

Com um financiamento (Leasing, ALD,…), paga a totalidade (ou quase) do valor das viaturas durante o período do contrato, correndo o risco da sua desvalorização, e não beneficia de serviços incluídos.

Com o Renting, tratando-se de um aluguer, paga apenas a desvalorização dos carros durante o período do contrato (ou seja, paga apenas pela sua utilização), com custos mensais mais reduzidos e sem correr riscos com a sua desvalorização.

No final do contrato não tem que se preocupar em vender o automóvel, porque a entidade financeira assume esse encargo. Pode assim iniciar um contrato de renting novo.

As principais vantagens do Renting são:

  • Não tem que se preocupar com a manutenção da viatura
  • Eventualmente a locadora pode conseguir um preço mais baixo para a viatura.
  • Desvantagens do Renting:

  • Não é aconselhado se pretende ficar com a viatura